Preparar a documentação:

• Os documentos entregues devem estar impressos apenas de um dos lados da folha.

• Todos os documentos (excepto o Formulário de responsabilidade e autorizações e o original do Passaporte) devem ser colocados (pela ordem indicada na Documentação) dentro de um envelope A4 branco, que depois deve ser fechado. O envelope não deve ter nada escrito. Não serão aceites envelopes abertos ou com marcas exteriores.

• Os documentos devem ser preenchidos em letra de imprensa perfeitamente compreensível, sendo que a ilegibilidade de algum(s) dado(s) pode dar azo a atrasos no tratamento do processo e a pedidos de esclarecimentos ou documentação adicional.

 

Organizar o processo:

1

Certificar-se de que reuniu toda a documentação necessária e tirou todas as dúvidas (ver Perguntas frequentes). Na altura da entrega do processo não poderão ser esclarecidas. 

2

Fazer o agendamento da entrega online.

3

Dirigir-se à Secção Consular na Praia ou ao Escritório Consular no Mindelo (consoante o caso) no dia e hora do agendamento, levando toda a documentação organizada (ver acima “Regras gerais de organização da documentação”.

4

Entregar o envelope e os documentos externos, responder às perguntas feitas pelo(a) funcionário(a) e, no final, proceder ao pagamento do pedido de visto (9.904$00 no caso de Vistos de Residência ou 8.253$00 no caso de Vistos de Estada Temporária, através de vinti4 ou depósito na conta – neste caso implica deslocação a uma sucursal bancária). Ser-lhe-á entregue um comprovativo do pagamento e um comprovativo de entrega com instruções.

5

Mantenha-se atento ao endereço de e-mail indicado por si no processo e aguarde pela resposta ao pedido de visto, cuja notificação deverá ser feita por essa via. Da mesma forma, se forem necessários documentos adicionais ou se houver qualquer outra comunicação a fazer em relação ao processo, o e-mail será a via privilegiada. 

 

Informação actualizada em 30/05/2018.

  • Partilhe