Depois de seleccionar o tipo de visto pretendido (consoante o propósito e a duração da estada em Portugal, de consultar toda a informação que existe para esse tipo de visto (incluindo Descrição e Finalidade, Lista de Documentação e Perguntas Frequentes), deverá começar a reunir toda a documentação necessária. Só quando tiver reunido toda a documentação deverá proceder ao agendamento da entrega do pedido de visto.
Conheça aqui a forma de ORGANIZAR O PROCESSO para entrega do pedido e as REGRAS GERAIS PARA A DOCUMENTAÇÃO.
ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO
Título da Tabela
Coluna 1 |
Envelope A4 fechado
Os documentos têm obrigatoriamente de ser entregues dentro de um envelope branco de formato A4, fechado.
-
Não serão aceites envelopes abertos em nenhuma circunstância;
-
Não será conferida nenhuma documentação no momento;
-
Não serão esclarecidas dúvidas no momento da entrega;
-
o envelope não deve ter marcas exteriores
|
Fora do envelope
Apenas os seguintes documentos devem ser mantidos fora do envelope, e entregues no mesmo momento.
|
Responder a perguntas
O(a) requerente deverá estar preparado(a) para responder a todas as perguntas que sejam feitas pelo(a) funcionário(a) de atendimento, entre as quais:
- Qual o tipo de visto pretendido (Visto de Estada Temporária ou Visto de Residência - conferir AQUI);
- Qual a finalidade da deslocação (estudo, trabalho, saúde, etc.);
- Qual as entidades envolvidas e os pormenores da actividade que pretende desenvolver (ex: o nome exacto da escola onde pretende estudar ou da empresa em que pretende trabalhar, o curso e o tipo/nível de curso que quer frequentar, etc.)
- Os dados pessoais do(a) próprio(a) requerente (nome completo, data de nascimento, etc.)
- Os dados de contacto do(a) requerente (e-mail, telefone, etc.)
- Outras que sejam necessárias ao bom tratamento da entrada do processo de pedido de visto.
|
REGRAS GERAIS PARA A DOCUMENTAÇÃO
Título da Tabela
Coluna 1 |
Legibilidade dos documentos
Todos os documentos devem ser preenchidos em letra de imprensa perfeitamente compreensível. A ilegibilidade de algum dado pode originar atrasos no tratamento do processo e obrigar a pedidos de esclarecimentos adicionais ou de documentação adicional.
|
Legibilidade do endereço de correio electrónico (e-mail)
É particularmente importante que o endereço de e-mail do(a) requerente inscrito na documentação e indicado no formulário de agendamento do pedido de visto seja legível, pertença ao requerente e seja facilmente acessível para o mesmo em qualquer momento, pois dele depende toda a comunicação durante o processo de pedido de visto.
|
Documentos originais
Os documentos entregues devem ser sempre originais, excepto onde indicado que basta cópia simples ou cópia autenticada. A entrega de cópias de documentos orbigatoriamente originais implica que não estão cumpridos os requisitos documentais mínimos e dará origem a uma intenção de recusa do processo e a demoras consideráveis no processamento do pedido. O pedido só deve ser entregue quando o(a) requerente tiver em sua posse todos os documentos originais.
|
Documentação completa, válida e correctamente preenchida
Certifique-se de que tem todos os documentos necessários constantes da Lista de Documentação do tipo de visto pretendido e de que todos estão válidos e os formulários correctamente preenchidos, datados e assinados. A entrega de processos incompletos ou com documentação incorrecta dará origem a demoras consideráveis no processamento do pedido.
|
Impressão apenas num lado da folha
Os documentos entregues devem estar impressos apenas de um dos lados da folha, de maneira a facilitar o procedimento de digitalização documental.
|
Não entregar documentos não-solicitados
Não devem ser entregues documentos não-solicitados (verifique a Lista de Documentação e as Perguntas Frequentes do tipo de visto pretendido). Os documentos não-solicitados não beneficiam a aprovação do processo e dão origem a demoras no tratamento do pedido.
|
Informação actualizada em 04/03/2019.