aam

 

O ano de 2020 fica, também, inevitavelmente marcado por uma data de grande relevância: o dia 24 de outubro, que assinala o 75º aniversário da data da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas.

Logo após o final da II Grande Guerra Mundial, em 1945, vários países decidiram mudar o percurso da História e unir-se numa Organização que ao longo deste período de 75 anos, muito tem contribuído para o estabelecimento de uma paz duradoura a nível global e para a prevenção e resolução de conflitos a nível regional.

 As Nações Unidas têm tido igualmente um papel fundamental na promoção dos Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais, bem como na edificação do Estado de Direito ou na proteção da Igualdade de Género e dos Direitos das Crianças. Nas últimas décadas têm dado um contributo decisivo para as questões relacionadas com as Alterações Climáticas e o Desenvolvimento Sustentável e, mais recentemente, no combate à pandemia COVID-19. São inúmeras as áreas em que as Nações Unidas têm trabalhado em prol da Humanidade.

Uma das prioridades da política externa portuguesa é precisamente a defesa do multilateralismo e, nesta data de elevado valor simbólico, juntamo-nos aos que clamam: “OBRIGADO NAÇÕES UNIDAS!”

  • Partilhe