AAM

António Albuquerque Moniz
Embaixador de Portugal em Cabo Verde

 

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

 

Caras e caros compatriotas,

Comemoramos hoje por todo o Mundo, mais um Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. É uma data revestida de um grande simbolismo e que anualmente é celebrada com elevado orgulho e forte sentido patriótico.

O ano de 2021 é o ano da esperança e da retoma. Da esperança, porque começamos finalmente a ver a luz ao fundo do túnel no que respeita a um maior controlo da pandemia COVID-19, com os processos de vacinação em curso, incluindo em Portugal e em Cabo Verde. Da retoma, pois gradualmente as economias vão começar a recuperar, assim como o emprego, depois de vários meses de profunda crise económica. Estou certo que, quer em Portugal, quer em Cabo Verde, a situação irá melhorar em benefício dos nossos compatriotas e da população de Cabo Verde que merece todo o nosso respeito e apoio.

As ameaças ligadas ao novo coronavírus continuam, contudo, elevadas. A pandemia não está ainda ultrapassada e, para além do processo de vacinação, o contágio da doença depende muito dos nossos comportamentos individuais, pelo que a todos apelo para continuarem a aplicar as medidas de prevenção determinadas em Cabo Verde. Em Cabo Verde o Estado de Calamidade ainda está em vigor e as medidas tomadas pelas autoridades devem ser respeitadas com todo o nosso empenho, por muito que nos custe abdicar de alguns dos nossos hábitos e liberdades.

Desejo, igualmente, dirigir uma palavra de solidariedade a todos aqueles que estão a sofrer com as consequências do COVID-19 e assegurar-lhes que a Embaixada de Portugal na Cidade da Praia tudo fará, no âmbito das nossas competências e capacidades, para os apoiar. Foi com essa vontade e determinação que estivemos envolvidos, ao longo dos últimos meses, em várias ações de cooperação que também implicaram o envio de equipas médicas de Portugal para dar apoio e formação nos Hospitais, para além do envio de vacinas que integraram o Plano Nacional de Vacinação em Cabo Verde, de testes serológicos, de medicamentos e de equipamentos de proteção individual.

Em segundo lugar, gostaria de reconhecer com orgulho, que é sempre com um elevado sentimento patriótico que todos os portugueses celebram a memória coletiva do nosso Povo, a sua história e cultura seculares que continua hoje como força viva e inspiradora dos valores da liberdade, da paz e da justiça social.

Essa força criativa e transformadora nas terras de acolhimento, das mais diversas latitudes, é também essencial ao desenvolvimento e ao progresso de Portugal e é vivida no espírito e no coração de todos e em cada comunidade no estrangeiro.

Muitos esforços têm vindo a ser desenvolvidos para garantir a proteção, o apoio e a valorização das condições de boa integração dos portugueses no estrangeiro. De igual forma, um grande empenho tem sido depositado para concretizar uma nova visão da importância estratégica das Comunidades portuguesas nos planos político, social, económico e cultural. O digital e as vantagens que traz, instala-se também a pouco e pouco nas nossas vidas, sendo atualmente possível formular diversos pedidos relativamente à renovação da documentação e outro tipo de atos a partir de casa.

Todos poderão continuar sempre a contar com o empenho dos serviços do Estado no apoio e na proteção consulares. Da parte desta Embaixada procuraremos continuar a garantir a eficácia na resposta e a proximidade no apoio aos Portugueses, conjuntamente com as múltiplas instituições da sociedade civil que, connosco, têm cooperado. Juntos, iremos conseguir ultrapassar todas as dificuldades e todos os desafios que presentemente se colocam.

Caras e caros concidadãos,

Gostaria igualmente de vos dirigir uma palavra muito especial de reconhecimento pela imagem francamente positiva que têm sabido construir e que tanto dignifica o nosso País. Das múltiplas valências que as nossas Comunidades em Cabo Verde têm, o contributo que também têm prestado ao desenvolvimento de Cabo Verde é muito significativo e sempre reconhecido pelas autoridades deste país. O vosso espírito de iniciativa, aliado a uma extraordinária capacidade de diálogo e integração na sociedade cabo-verdiana, a vossa notável atitude cívica, empreendedora e dinâmica, constituem, de facto, também uma dimensão extraordinária das excelentes relações que nutrimos com Cabo Verde.

Com as autoridades e o Povo de Cabo Verde continuaremos a manter um diálogo franco, profícuo e permanente sobre questões de interesse comum, incentivando-nos a explorar novas áreas de cooperação que sejam em si mesmas um fator de modernidade e de competitividade, mas que acima de tudo aspirem ao desenvolvimento social da sociedade cabo-verdiana e da comunidade portuguesa que nela se integra.

 

 

 

  • Partilhe