É para mim uma honra e um privilégio poder servir Portugal em Cabo Verde, terra e gente que aprendi a conhecer, respeitar e a apreciar ao longo de muitos anos, em várias funções oficiais, e em visitas privadas.

No momento em que inicio as funções de Embaixador, estou bem ciente que tenho muito onde me apoiar: a língua, a história, as extensas ligações familiares e pessoais, as comunidades portuguesas e luso-cabo-verdianas aqui, em Portugal e espalhadas pelo mundo.

Dificilmente se encontra hoje um outro país com quem Portugal exiba o nível de convergência estratégica, proximidade e profundidade no relacionamento, a todos os níveis, do que aquele que desfruta com Cabo Verde.

Dois países que são hoje uma força motriz na dinamização da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e que estão na charneira da lusofonia. Dois povos que se entendem e que se estão a redescobrir graças aos muitos jovens que escolhem Portugal para estudar ou para trabalhar. Duas histórias e duas culturas que se entrelaçam, enriquecem e se influenciam mutuamente. Dois países atlânticos que são intrinsecamente maiores do que a sua dimensão geográfica pode sugerir. Dois povos, além de tudo, que conhecem bem a experiência de partir e de regressar.

Servir Portugal aqui é também trabalhar em prol da comunidade portuguesa, das numerosas empresas e empresários que aqui investem, exportam e criam emprego. É também contribuir para a recuperação económica e o desenvolvimento sustentável.

Tenho orgulho que a Embaixada de Portugal tenha sido a primeira a ser criada em Cabo Verde e que por ela tenham passado tantos e tão ilustres colegas, funcionários, assessores,  colaboradores. Também a eles e a elas se deve muito a história de um relacionamento bilateral único e especial, fundado tanto em boas razões quanto em emoções.

Servir Portugal em Cabo Verde é por isso uma enorme responsabilidade, à altura da ambição cada vez maior que este diálogo, esta cooperação, esta cumplicidade pedem e merecem.

Sei que poderei contar com todos. Saibam que podem contar comigo.

Estamos juntos. Caminhamos juntos.

Paulo Lourenço

Embaixador de Portugal

Cidade da Praia

  • Partilhe